07 agosto, 2013

Resenha máscara Midollo di bamboo Pro-concentrate Alfaparf



ATENÇÂO: Post atualizado em 19/08/13. A máscara que eu testei não é a Recharging mask, é a Pro-concentrate que possuem embalagens exatamente iguais!!! Por isso eu postei a foto errada. Eu nem sabia que a empresa tinha duas tão parecidas, mas a Diana Lee me explicou: "A Pro Concentrate é a usada na cauterização Midollo e a proposta dela é de reconstruir mesmo os fios, enquanto a Recharging é mais uma nutrição reparadora."

Sei que a proposta do blog é tratar de produtos mais baratos, mas vi essa máscara na casa de uma amiga e não resisti à tentação de experimentar, então vamos à resenha!

Composição:



Assustou-me o fato de o 4º elemento da fórmula ser Parafina líquida! Como assim, numa máscara profissional e cara? O extrato de bambu, que dá nome à máscara, vem lá no meio para o final da fórmula, e ela tem uma grande variedade de proteínas.

Ativos de tratamento: proteína de trigo hidrolisada
                                      outro tipo de proteína de trigo
                                      uréia
                                      amino ácidos
                                      ácido cítrico
                                      glicerina
                                      queratina hidrolisada
                                      extrato de bambu
                                      óleo de semente de algodão

Falando logo o preço, custa R$ 80,00 e é facilmente encontrada na internet, no Beleza na Web tem. Ela é de reconstrução, apesar de ter bambu como ativo principal.

Primeiras impressões:

Gente, quase que eu desisto de usar a máscara quando eu abri e senti o cheiro, que cheiro horrível! É uma mistura de mato com química que dá um cheiro quase de coisa estragada. Não sei se tem algo a ver com o fato de a minha amiga usar a máscara com as mãos ou se é o cheiro original. Ehca!

O que eu achei:

Lavei os fios 2 vezes e apliquei a máscara pausando por 15 minutos. Essa foi a minha primeira reconstrução depois de pintar os cabelos, então ele estava bem poroso, apesar das H e N que tenho feito. Na aplicação, a máscara é bem emoliente, amaciando e desembaraçando os fios, o que me surpreendeu porque é máscara de R. No enxágue o cabelo já estava bem macio, e tive que enxaguar bastante para tirar todo o produto, que parecia que não acabava mais. Na hora de pentear, fios macios e soltinhos. Com o cabelo seco, no dia seguinte, constatei cabelos macios, com brilho e mais lisos. O cheiro só ficou nos fios no dia da aplicação (ufa, fiquei com medo de ficar com o cabelo fedido). Ela realmente fez uma boa reconstrução.

Ela é uma boa máscara, sem dúvidas. Para cabelos muito danificados deve fazer quase um milagre. Mas eu, que não gosto nada de petrolatos nos meus cabelos, acumulando resíduos e poluindo o meio ambiente, não acho que uma máscara cara deva ter uma concetração tão alta de parafina, aliás, não deveria ter parafina nenhuma! Eu não compraria essa máscara, usei 1 vez por curiosidade.

Nota: 4/5 o resultado esperado é excelente, mas a base dela é parafina líquida e, pelo preço que é, não pode ganhar nota total, aliás, lembrando do cheiro, ela poderia perder mais um ponto na minha opinião.

Vale testar a Recharging Mask da linha que é uma máscara recontrutora também e sem parafina! Se tiver o mesmo efeito dessa, super vale a pena!!!

7 comentários:

  1. O óleo mineral, também chamado de parafina líquida, que contém na máscara Pro-Concentrate da Alfaparf é de baixíssima concentratção, a parafina líquina é uma mistura de hidrocarbonetos (compostos que possuem apenas hidrogênio e carbono em sua composição), é um liquido oleoso, incolor, transparente e quimicamente inerte. Existem óleos minerais de grau técnico e de grau medicinal, o de grau medicinal é usado em cosméticos e alimentos, pois é refinado para atender as especificações apropriadas para uso em cosméticos, medicamentos e alimentos.

    O óleo mineral é usado em cosméticos pois raramente provoca reações alérgicas, o uso do óleo mineral é permitido pelo FDA, e também pode ser usado em cosméticos e produtos de cuidados pessoais comercializados na Europa de acordo com as Disposições gerais da Diretiva de cosméticos da União Européia. Atualmente não há nenhuma evidência que o óleo mineral no grau de purificação que é usado em cosméticos cause câncer.

    Ele é amplamente utilizado na indústria de cosméticos por possuir uma consistência adequada, isso é muito importante em cosméticos, óleo vegetais, sofrem alterações de lote para lote, já ó óleo mineral é praticamente sempre o mesmo e isso o faz com que ele seja muito mais eficaz para garantir a viscosidade ideal. A principal função do óleo mineral em cosméticos é funcionar como um veículo para os outros ativos, além de formar um filme. Como sabemos ele é hidrofóbico, ou seja, não interage com a água, com isso ele forma um filme de proteção, que impede a perda de água dos fios, e reduz o atrito ao pentear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, isso é o que o blog "quimica dos cabelos" fala sobre, mas existem outros problemas nos parabenos além da saúde física, que o mesmo post sobre o assunto aborda. Existe a saúde dos próprios cabelos porque esse ingrediente acumula-se nos fios e é necessária uma limpeza agressiva para retira-los, agredindo os fios, e usuárias de secador e chapinha não podem usar parafinas porque elas "torram" o cabelo.

      Existem estudos que apontam que derivados do petróleo podem sim causar câncer, como nesse site aqui: http://www.vivabeleza.com.br/news/index/2327.html .

      Petrolatos POLUEM o meio ambiente, e eu moro numa área rural e bebo água de mina, então se eu poluir meu solo vou beber água poluída.
      E muitos outros fatores, como o ciclo vicioso das empresas que só querem lucrar, que me fazem ser contra o uso de parafinas.

      Fiz um post falando tudo sobre esses ingredientes: http://clubedocabelobbb.blogspot.com/2013/08/ingredientes-ruins-1-parabenos.html

      Excluir
    2. ah, esqueci: em relação a parafina líquida ser em baixa concentração na fórmula, como falei no post, ele é o 4º elemento da fórmula, e como a Alfaparf é uma empresa internacional, ela segue os padrões de colocar os ingredientes na ordem de concentração. Ou seja, a água está em maior concentração na fórmula, seguida pelo alcool, e em quarto lugar na concentração está a parafina, o que mostra que ela está em alta concentração na máscara, por isso que fiquei tão chocada quando li.

      Excluir
  2. Olá! Por favor, preciso urgentemente comprar um kit d reconstrução intensiva e pensei justamente nessa linha. Quais o lado ruim da parafina líquida e por que usá-los polui o meio ambiente? Já usei o Absolut Repair da L'oréal e pra mim não fez muito efeito. O que vocês podem me indicar que seja bem potente e eficaz e que não contenha a parafina líquida como um de seus principais ingredientes? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe pela demora para responder, eu estava viajando.
      Bom, você perguntou qual é o problema da parafina líquida, recomendo que você leia esse post meu sobre o assunto http://cabelobombonitobarato.blogspot.com/2013/08/ingredientes-ruins-1-parabenos.html , mas resumindo, a parafina acumula resíduos nos fios que precisam ser removidos, e se você usar muitas máscaras com esse ingrediente, você vai precisar usar um xampu antirresíduos. E qual é o problema? Você usa máscaras para selarem as cutículas e, no caso das reconstruções, você quer depositar e preencher as proteínas do cabelo e fechar as cutículas do fio com a proteína dentro. O atnirresíduos abre totalmente as cutículas dos fios para retirar as impurezas, destruindo também todos os tratamentos que você usou! Se torna um ciclo vicioso: usa o creme para recuperar o cabelo, usa o antirresíduos para limpar do resíduo de creme e fica com o cabelo ruim de novo, então tem que passar mais creme...

      A parafina polui o meio ambiente porque é um derivado do petróleo e não se docompõe (leva mais de 200 anos para se docompor). O petróleo não polui? então, é igual com a parafina.

      Quanto à indicação que você pediu, há uma máscara reconstrutora muito boa profissional: a Repair Rescue da Schwarzkopf. Essa é tiro e queda, muito potente e eficiente desde o primeiro uso. Se você achar essa muito cara, pode optar por uma profissional nacional que também é muito boa, a Kera system da Aneethun. Mas é o que disse, essa não é ruim, ela faz o que promete, mas tem a parafina!

      Espero ter ajudado! Obrigada por comentar.

      Excluir
  3. ola vc ja experimentou a Alfaparf Midollo Di Bamboo Recharging

    ResponderExcluir