28 agosto, 2013

Como conservar a sua máscara

Oi gente, tudo bem? Espero que esteja tudo tranquilo.
O post de hoje é para falar do que pode ou não fazer com as nossas máscaras de tratamento, porque se manusearmos de forma errada elas podem perder o efeito ou até estragar.

A primeira coisa é quando compramos, algumas máscaras vem com lacre, assim:


É muito importante retirar o lacre TODO ao utilizar a primeira vez, ficando como a segunda máscara dessa figura acima. Não retire a metade do lacre, use e guarde de novo com o lacre (aliás isso não deve ser feito com nada, nem com alimentos), porque qualquer resíduo do lacre pode acumular e desenvolver fungos e bactérias. Além disso, caso o lacre seja de metal como na foto, ele pode oxidar depois de rasgado e contaminar a sua máscara com resíduos de metais. Então, nunca guarde assim:


A segunda coisa é na hora de usar: não se deve colocar a mão dentro da máscara! E por quê? Por dois motivos: porquea na nossa mão e debaixo da unhas exitem bactérias que podem contaminar nossa máscara fazendo-a estragar, além dos fios de cabelo que se desprendem durante o enluvamento e ficam entre nossos dedos e vão parar dentro do pote; e o segundo motivo é que nosso corpo possui PH médio, em torno de 7, então ao colocar a mão no produto acabamos alterando o PH original da máscara, o que faz com que ela pare de ser capaz de selar as cutículas. Para quem faz química então é muito ruim um PH de máscara alterado porque ela não vai ajudar a química a durar mais. 

E meninas, essa coisa de estragar máscara existe sim! Outro dia estava acontecendo uma discussão sobre isso no Cronograma Capilar no facebook e muitas questionaram isso de não poder colocar a mão. Tenho uma amiga que sempre usa tudo com a mão, e ela é consumista e nem sempre termina as máscaras para comprar outra. O resultado é que as máscras que ela deixa de lado para usar a nova ficam guardadas 6 meses e quando ela vai usar a máscara, está estragada, está com cheiro de estragada e uma delas que estava parada há 1 ano deu até bolinhas de mofo na parede da embalagem. E detalhe, essas máscaras de que eu estou falando estavam dentro da validade, aliás, longe de vencer!

Há duas formas de não usar a mão: a primeira é usar uma espátula de plástico para tirar a máscara e aplicar no cabelo direto e depois espalhar com as mãos; a segunda é retirar o produto com a espátula da embalagem e colocar num outro recipiente de plástico só a quantidade que vai usar na hora, e nessa partezinha pode usar as mãos para aplicar. Pode-se usar uma vasilha de misturar tintura, a própria tampa da máscara ou até mesmo um potinho de plástico ou vidro que era de outra coisa que acabou na sua casa. Eu uso uma embalagem de ricota que eu lavei e virou um pote perfeito: (mas meio de pobre! rsrsrs)



Tenho que confessar que eu não gosto de nenhuma dessas duas formas de não usar a mão! Com a espátula é horrível acertar a mecha com o produto porque não estamos vendo nem sentindo (a espátula fica longe da mão e eu perco a direção), e esse do potinho também me enrola porque nunca acerto a quantidade que preciso, sempre sobra um pouco que eu tenho que aplicar no cabelo em algum lugar, pois não pode voltar para o pote original. O macete é separar um pouquinho no pote e ir adicionando conforme for preciso. Mas isso é ainda mais chato para mim! 

O certo era as empresas fazerem as máscaras em bisnagas! Mas imagina uma bisnaga de 500g...

Por hoje é isso, espero que agora vocês saibam conservar seus produtos por muitos anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário