22 agosto, 2013

Ingredientes ruins 1: Petrolatos

Oi gente! Com vontade de ler hoje? Porque hoje o post é polêmico e importante... Vamos falar sobre os Petrolatos = derivados de petróleo presentes em MUITOS cosméticos. 

Primeiramentes quero dizer quais são os derivados de petróleo: óleo mineral, que aparece nas fórmulas como mineral oil, ou paraffinum liquidum, ou óleo de parafina, ou petróleo liquefeito; o petrolatum; a vaselina e o C12-20 Isoparaffin.



- Quais são as características químicas desses componentes?

Como derivados de petróleo, são hidrocarbonetos, o que significa que são insolúveis em água e instáveis a altas temperaturas. Como todos nó sabemos, o petróleo é altamente inflamável, e seus derivados mesmo depois de refinados não ficam muito atrás: "Petroleum jelly is a mixture of hydrocarbons, having a melting point usually within a few degrees of human body temperature, which is approximately 37 °C (99 °F)." Ou seja, o óleo mineral (em ingês petroleum jelly) tem um ponto de fusão de 37º. Está claro agora que se usarmos um ingrediente como esse nos fios e usarmos calor, secador e chapinha, teremos uma "fritada" de cabelo! Nada saudável!

Obs: petrolatos não fazem o cabelo cair! O calor associado a ele pode ser danificado e levar à quebra, mas não foi o petrolato, e sim o calor + petrolato! 

Mas se aplicado no couro cabeludo, os petrolatos podem causar queda de cabelo, porque o couro é como nossa pele, precisa respirar e suar, e como os petrolatos tampam os póros, obstruem essa respiração natural do couro. Essa informação eu não li em lugar nenhum, aconteceu comigo quando eu não entendia nada de cabelo e resolvi aplicar uma máscara com parafina no couro cabeludo também porque ela dizia estumular o crescimento. Com o tempo, tive problema de queda de cabelo e depois de parar com esse hábito e tratar o couro com tônico acabou meu problema. Então fiquem de olho em tônicos capilares com petrolatos! 

E eles também poluem o meio ambiente porque não se decompõem fácil.

- E para quem não usa calor, qual é o problema desses ingredientes?

Eles são insolúveis em água, o que significa que eles não saem quando enxaguados. É preciso usarmos "detergentes" ou químicas agressivas para retirarmo-nos dos fios. "It is soluble in dichloromethane, chloroform, benzene, diethyl ether, carbon disulfide and oil of turpentine." Leram isso? Eles são solúveis em clorofórmio! Química forte! Mas não precisamos usar isso para limparmos o cabelo (já pensou? cabelos caíndo por aí) 

Há 2 maneiras de retirar os resíduos de parafina dos fios: lavar com um xampu antirresíduos, que são agressivos com os fios, quem faz químicas deve evitar porque faz o resultado da química sair mais rápido, e não podem ser usados com frequência; e lavar mais de uma vez com xampus normais, de preferência com um transparente porque tendem a ter mais "detergente" que é o sulfato. Apesar de parecer normal lavar várias vezes, os sulfatos são agressivos com os fios e fazem mal. Há pesquisas verificando se os sulfatos arrancam a queratina dos fios, mas isso é assunto para outro post. O fato é: lavar os cabelos mais de uma vez no mesmo dia não é bom.

Outro detalhe é: quem faz apenas uma aplicação de máscara na semana e lava com xampu e condicionador (sem parafina, porque muitos da Garnier e Elseve estão vindo com isso), raramente vai ter problema de acúmudo de resíduos, pois as lavagens normais vão retirar os resíduos que só são depositados uma vez por semana. Outra alternativa é alternar máscaras que tem com outras que não tem petrolatos.

- Esses ingredientes trazem algum benefício para os cabelos e pele (porque eles estão na maioria dos cremes para pele também)?

Sim e não, eles encapam os fios mantendo os ingredientes das máscaras dentro e protegendo de qualquer agressão de fora. Eles são repelentes de água e engordurantes, mas não possuem nenhum nutriente para tratar os fios. Acabam fazendo uma função de "maquiagem" promovendo brilho e diminuindo o volume porque são gordurosos, mas na lavagem tudo sai. O detalhe é que essa capa de proteção também impede agentes benéficos de entrarem nos fios. Se usamos máscaras com parafina líquida e também usamos diariamente óleos de argan, a parafina acumulada nos fios impedirá que o óleo de argan seja absorvido pelos fios, o que é algo ruim para nós.
Na pele eles causam um malefício porque obstruem os poros atrapalhando a transpiração.

Atualização:  8 meses depois desse post, reparei que todos os cremes  para pele que existem na minha casa, inclusive o novo que comprei para pés, possuem petrolatos em suas fórmulas, então fiz experiências, observei como se comportam e tenho que me consertar: os cremes não obstruem os póros e impedem a transpiração, atrapalham-na um pouco, mas criam uma camada sobre a pele de gordura que mantém a pele hidratada. Só que, assim que retirados, acaba esse benefício.

- Para que eles servem nos cosméticos?

Servem como "creme base" ou carregador dos nutrientes. Eles são a base aonde misturam o óleo de argan, a manteiga de karité e todos os outros ingredientes benéficos que farão bem aos fios.

- Se eles não trazem benefícios reais, porque a maioria das empresas utilizam-nos?

Porque eles são baratos e apresentam uma textura sempre igual. Os óleos vegetais mudam de cor e textura a cada extração, dependendo dos frutos ou folhas etc. utilizados. Essa insconstância dos óleos vegetais e seus preços elevados fazem as emprezas optarem pelo óleo mineral. Afinal, empresas só querem saber de lucro né? Falam de sustentabilidade porque é moda e dá status para a empresa, fazendo-a lucrar mais! Empresas não dão ponto sem nó!

Olhem as empresas para nós!

 - Então todas as máscaras com petrolatos não fazem nada pelo cabelo?

Não é assim. O petrolato acumula-se e atrapalha a absorção a longo prazo! Claro que máscaras baratinhas, como as de supermercado, com petrolato não farão muito pelo seu cabelo, mas isso não se dá pelo fato de terem parafina, mas sim porque elas possuem poucas concentrações de ingredientes benéficos e, para piorar, ajudam a sujar. Ou seja, não valem a pena. Mas máscaras mais caras, de marcas melhores, com boas concentrações vão fazer um ótimo efeito e vão compensar o acúmulo de resíduos.

Mas vamos para para pensar um pouco? De que adianta comprar máscaras caríssimas, profissionais e tal com parafina líquida? Você fica com o cabelo lindo, super tratado, mas uma vez por mês tem que passar um antirresíduos e arrancar tudo que você passou! Porque é fato: cabelo é tecido morto, então os tratamentos protegem os fios enquanto estão nos fios. Se o antirresíduos arranca tudo, ele está jogando seu dinheiro investido nas máscaras pelo ralo! Faz sentido isso: Passa produto, arranca, passa de novo?

- Os petrolatos fazem algum mal à saúde?

Assunto polêmico porque não foi nada comprovado ainda, nem contra nem a favor. Até o momento sabemos que estudos do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública de Los Angeles revelam que o composto 1,4-dioxano pode estar relacionado a cânceres de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Nos rótulos ele aparece como paraffin oil ou mineral oil. E ainda que 
" the Cosmetics Database rates C13-14 Isoparaffin as a low hazard ingredient, noting the only concerns as organ system toxicity based on animal studies that showed effects at moderate doses. The EWG does cite that C13-14 Isoparaffin is considered a pesticide inert by the Environmental Protection Agency, meaning that it could be potentially toxic. "
  OU seja, a isoparaffina é pouco tóxica para animais, mas é considerada um pesticida, que pode ser tóxica em potencial.

Então cabe a cada uma decidir se acreditar ser tóxico ou não, se acha bom ou não usar. Eu sei que a minha opinião é nada de petrolatos! E a de vocês?

FONTES: Wikipédia
                  http://www.truthinaging.com/ingredients/c13-14-isoparaffin
                  http://www.vivabeleza.com.br/news/index/2327.html 
             http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/03/petrolatos-e-silicones-vamos-conhece.html
             http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/02/oleo-mineral-nos-cabelos-make-up-ou.html
             http://www.helpdoscabelos.com/2012/04/componentes-do-mal-parte-i.html 

Ir para os ingredientes ruins silicones, ou para os sódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário