04 setembro, 2013

Marcas populares e petrolatos

OI gente, estava outro dia no Crono no facebook e comentei que a Elseve está alterando as fórmulas e adicionando parafina líquida em todas as máscaras, então muitas pessoas comentaram e uma falou que estavamos ficando sem opções, então resolvi fazer esse post com uma tabela para ficar fácil de visualizarmos e sabermos quais são nossas opções de marcas sem derivados do petróleo em suas fórmulas. Não sabe o porque tanta gente é contra os petrolatos? Confere meu post aqui.

Então vamos à tabela: os espaços em brnaco significam que a marca não tem petrolatos na categoria.


Gente, é muito importante eu avisar que essa tabela não é 100% confiável, porque eu não olhei TODOS os produtos de todas as marcas, até porque tem sempre alguns que não tem no supermercado ou farmácia que eu fui. Então, a melhor maneira de saber se o que você quer comprar tem petrolato é olhar a fórmula antes de comprar.
Eu também não pesquisei todas as marcas, como Palmolive e tantas outras menos populares. Incluí na tabela o Neutrox porque o Felipe Ursini fala muito bem dessa linha no blog dele porque é barata, tem qualidade e queratina na fórmula.

Mas com essa tabela, já podemos ter uma noção de como os petrolatos estão sendo amplamente usados pelas empresas. Fora os de cuidados para caspa (Clear e Head & Shoulders), só a Pantene, Pró-series e Alta moda é... que não tem nada com petrolato. A Clini Hair não os tem nas máscaras e, aliás, as fórmulas das máscaras da marca são muito ricas!

Para quem tem em mente as máscaras para fazer o cronograma capilar, a Pantene tem muitas linhas mas todas elas são de Hidratação, até a fusão da natureza se olharmos as fórmulas (em alguns cabelos a fusão da natureza dá resultado de Nutrição), a Pró-series deve ser um caso bem parecido com o da Pantene, e tem a Alta moda é... com uma variedade muito boa de linhas de tratamento com ingredientes bem diferentes. Depois que peguei um flolheto nas Lojas Americanas quero comprar quase todas da Alta moda é...

Os dois condicionadores na Seda que tem parafina tem um símbolo na frente da embalagem escrito: "Inovação em condicionadores" o que dá vontade de rir, quer dizer que adicionar parafina é inovar no condicionador?

Outra coisa, como falei acima, a Elseve esta mudando as fórmulas, então se o estoque do lugar que você compra for antigo você ainda vai achar produtos sem os petrolatos. Então, a cada vez que for comprar olhe.

Descobri com isso que eu tenho muito azar com petrolatos: todas as linhas que quero testar tem isso no condicionador e na máscara! Eu queria testar essa linha da Seda liso e perfeito, o Dove óleo nutrição que podia ser só xampu e máscara, o Garnier óleo reparação e o novo Garnier Nutrição vitaminada; e todas essas linhas tem parafina no condicionador e na máscara!

Obs: decobri recentemente que TODAS as multinacionais testam em animais, então todas que são da Loreal, Unilever e P&G testam em animais!

Então gente, por hoje é só isso, mais um alerta para ficarmos de olho e não comprarmos tudo que dá na telha porque vamos acabar com o cabelo cheio de resíduos!

31 comentários:

  1. As da Elseve, felizmente ainda tem o condicionador de colágeno e o arginina resist embalagem preto e rosa que ainda não colocaram a parafina. Eu adorava o cond do RT 5+, mas vieram com aquela historia de "nova fórmula melhorada" e colocaram a maldita. Os da Garnier eu ainda não achei uma máscara que não tenha, embora os lançamentos de condicionaor Brilho vitaminado e o verde de Frescor tbm não tem, o amarelo Nutrição vitaminada tem. Os da Palmolive tem parafina em todos, até na linha KIDS tem. Neutrox é bom e barato, uma pena ter parafina na máscara.

    "Inovação em condicionadores" o que dá vontade de rir, quer dizer que adicionar parafina é inovar no condicionador? - Só rindo pra não chorar né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Camila, rir para não chorar! E o pior é que é assim que as empresas enganam os consumidores que tem preguiça de saber sobre fórmulas!

      Mas em relação à Garnier, os condicionadores com embalagens verdes, exceto o reidratação 72h, (como o stop queda e outros antigos) não tem parafina não, pelo menos na farmácia que eu vi, não seri se estão mudando as fórmulas. Mas as máscaras... nenhuma se salva!

      Obrigada pelas informações da Elseve! E obrigada por comentar!

      Excluir
    2. caros, sou quimico da area de cosmeticos tanto de pele quanto cabelos.Não tenham medo das parafinas (existem tipos diferentes) Nos condicionadores e máscaras e usada : Parafinum liquid (óleo mineral) e petrolatum (vaselina sólida) .As duas funcionam muito bem no cabelo do brasileiro .Não fazem filmes pegajosos como muitos silicones. Não privem seus cabelos, principalmente os ressecados!

      Excluir
    3. O problema não é o resultado que os petrolatos dão nos cabelos, normalmente eles deixam o cabelo muito bonito, brilhoso, sem volume, e até protegido com a capa que fazem ao redor dos fios. O problema é que eles não tratam em nada, e para piorar, causam acúmulo de resíduos a longo prazo, nos forçando a usar um xampu agressivo, o anti resíduos. O anti resíduos resseca o cabelo(assim como a maioria dos xampus que leva sulfato), forçando-nos a usar uma máscara, e assim a indústria cosmética nos obriga a comprar uma série de produtos, que não seriam necessários se não sujássemos o cabelo. Então, a parafina não é uma coisa benéfica porque a longo prazo atrapalha.

      Excluir
  2. e agora quem podera nos defender?

    ResponderExcluir
  3. Os produtos da Pantene tem pretrolatos nos cremes de tratamento... eu olhei nessa semana no Walmart todas as formulas de todos os cremes de tratamentos que tinham lá, fiquei meia hora fazendo isso rs... e a única que consegui achar q não tinha pretolatos era um creme de hidratação da Monange, mas mesmo não tendo petrolato tinha silicone aí não adianta nada... quando não tem pretrolatos tem silicones aí é difícil de comprar cosmésticos, eu quase desisti de usar cremes e pensei em usar um 'creme caseiro' feito de matérias primas naturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que a pantene adicionou parafinum liquidum ou petrolatum nas fórmulas??? Quando fiz a pesquisa para esse post não tinham. E as demais máscara listadas como não contendo parafina, já alteraram também?

      Excluir
    2. Ontem fiquei meia hora no mercado lendo o rótulo da pantene e não achei petrolato, só se está com outro nome :/ compre o de hidratação da OX, esse acabei lendo correndo pq minha mãe já tava no caixa pagando, mas a princípio não tem. Vou hidratá-lo hoje batizando com bepantol...

      Excluir
    3. Tudo da OX me enche os olhos! Pena que na minha cidade o supermercado vende em parte a marca... hora tem só o xampu de uma linha, hora só tem os condicionadores, ora alguns cremes para pentear... as máscaras e o óleo nunca vi por aqui.

      Excluir
    4. Pantene está entupida de petrolatos e tem sulfatos até nos condicionadores. Os shampoos tem tanto sal que parece que precisam de silicone pra dissimular a destruição. Principalmente o Brilho Extremo.

      Excluir
  4. Desde de criança usei os produtos da linha seda para cabelos cacheados, e sempre ganhei elogios , nem passava na minha cabeça que petrolatos, parafina líquida fazia mau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, as empresas dizem que óleo mineral é ótimo para as cacheadas porque reduz o volume, mas existe um movimento das cacheadas chamado no/low poo, que significa não usar xampu, usar só cremes e condicionadores livres de indredientes que acumulam resíduos para lavar o cabelo. As cacheadas dizem que fazendo o no poo elas obtem um cabelo mais bonito e com cachos mais definidos, mas dá trabalho aderir a isso porque você precisa pesquisar e saber o que você pode ou não usar. Eu não tenho cabelo cacheado para saber o que é melhor, mas vai ver seu cabelo se dá bem com os derivados de petróleo e fica bonito. Se você gosta e acha que vale a pena, coninue usando.

      Excluir
  5. Ta isso nas máscaras capilares , mais e os produtos para a pele , os hidratantes fazem mal também! !
    Estamos perdidas não vai dar pra comprar mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos cremes para pele não dá para eu usar. Fico sentindo meus poros fechados, fico me sentindo melecada e fico com mais calor também.

      Excluir
  6. Camila M, quem te disse q o NEUTROX tem parafina na fórmula? Aonde vc leu isso? Pq não deve ter sido no rótulo da embalagem. Eu acabei de comprar mais um frasco e sinceramente ainda não ví. Kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Camila M, quem te disse q o NEUTROX tem parafina na fórmula? Aonde vc leu isso? Pq não deve ter sido no rótulo da embalagem. Eu acabei de comprar mais um frasco e sinceramente ainda não ví. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na máscara do Neutrox tem parafinum liquidum ou petrolatum. Quando eu pesquisei para fazer esse post, fui ao mercado, peguei o produto e li a composição. Estava escrito lá. Como em todos que estão nessa tabela. Se mudaram a fórmula de lá para cá, aí eu já não sei. Porque muitos da Elseve, por exemplo, já foram modificados para pior desde esse post.

      Excluir
    2. Neutrox tem petrolato sim. Minha irmã usa dele e conferi.

      Excluir
  8. Nossa gente, está muito difícil cuidar dos cabelos pra quem têm pouco dinheiro... E nem tem acesso a produtos profissional ... Meu cabelo é super seco e com bastante frizz.. Porém uso essas máscaras e shampoo " mais baratos e de fácil acesso" ... Não sei mais o que fazer para melhorar meus cabelos! 😱

    ResponderExcluir
  9. Nossa gente, está muito difícil cuidar dos cabelos pra quem têm pouco dinheiro... E nem tem acesso a produtos profissional ... Meu cabelo é super seco e com bastante frizz.. Porém uso essas máscaras e shampoo " mais baratos e de fácil acesso" ... Não sei mais o que fazer para melhorar meus cabelos! 😱

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possu sugerir 2 caminhos, um baratinho, outro de custo médio: o baratinho é tratar os cabelos com produtos caseiros. Azeite para fazer umectação, maizena e açúcar para hidratar e para o frizz, leite e água de arroz para recuperar danos... enfim. A outra solução é comprar produtos um pouco mais caros mas que não são tão caros nem difíceis de achar. A Bio Extratus tem a linha Botica que não tem derivados de petróleo nem parabenos. Gosto muito da Acquaflora também, mas essa tem o problema de tudo levar petrolato na fórmula... Essas duas marcas tem máscaras de tratamento em torno de 20 reais, os xampus também são esse preço, mas você deve ter um xampu de mercado que se dê com seu cabelo, e usar máscaras que deem resultado também. De supermercado vale mais a pena comprar condicionador mesmo...

      Excluir
    2. Yamasterol+ glicerina= hidratação baratinha e maravilhosa.

      Excluir
  10. Tem também a linha da phytoervas que não tem petrolatos nem sulfatos e nem parabenos..estou usando o shampoo de omega3 e 6 e é ótimo! parou a coceira que tinha no couro cabeludo! A base de preço é mais ou menos a mesma que a bioextratus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Já usei um xampu decolágeno dessa marca (na época ainda tinha sulfato) e era maravilhoso! Mas nessa lista quismostrar os mais baratinhos mesmo, para quem procura produtos de supermercado. Obrigada por comentar.

      Excluir
  11. Olá
    Li a embalagem do Neutrox, tava louca pra comprar,mas vi que tem sim parafina líquida. Desisti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola, você tem que ver qual Neutrox você quase comprou. Agora a marca tem várias linhas,mas somente a tradicionalnão tem parafina. A para cabelos lisos, pscina, etc tem parafina.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. sabe me enforma se o shampoo da ox liso perfeito tem petrolatos?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O shampoo não deve ter. até agora só a Elseve está lançando shapoo com petrolato, mas é só dar uma olhara na formula e procurar.

      Excluir
  14. As máscaras da novex são ótimas

    ResponderExcluir