17 junho, 2014

Como fazer a química do cabelo durar mais?



Olá gente! hoje vou dar umas dicas para quem tem cabelo com química para ajudar a manter o efeito da modificação feita, seja alisamento ou tintura ou o quase extinto permanente.

O que a química faz com o fio de cabelo?
Para começar, temos que entender como as químicas alteram o cabelo. A tintura é mais leve, ela penetra na parte externa do cabelo e ali fica. Se o cabelo com tintura for muito agredido ou mal cuidado, as escamas do fio vão quebrar e essa tinta vai sair por esses "buracos" do fio. Os alisamentos, inclusive as progressivas, penetram ainda mais profundamente no fio capilar e alteram a estrutura desse fio, fazendo com o que o cabelo perca queratina no processo. Com a química, assim como com a tintura, as escamas externas do cabelo ficam bem fechadas e mantém essa química dentro dos fios. As progressivas ainda possuem (algumas delas) o formol que fica na parte mais externa do fio fixando sua forma, e esse formol sai com as lavagens. Então, as dicas abaixo servem para evitar que as escamas dos fios se abram de mais, retardando a perda da química.

- Não usar linhas para cabelos com progressiva e tingidos sem observar sua composição!

Sim, gente, a primeira dica é não usar qualquer linha para cabelos com progressiva e tingidos porque a maioria dos produtos que existem por aí não trazem benefício nenhum aos fios, nem de prevenção de danos, nem de reposição de queratina. 

Vamos por partes: os xampus. A maioria dos xampus que existem possuem sulfato como primeiro ingrediente da fórmula (lauril sulfato de sódio) e esse ingrediente é agressivo para a queratina do fio. Cabelos com química são mais frágeis e não aguentam essa agressão sempre. Sem falar que esse tipo de xampu abre muito as cutículas dos fios para limpar, e acaba atingindo a parte externa do cabelo aonde a tintura se deposita. Resultado: faz a química durar menos.

Opte por xampus que não possuem sulfato. A maioria deles coloca essa informação logo no rótulo, mas uma simples olhada na composição tira a dúvida. Dicas: Oro Argan e Monoi da Bioderme, todos os xampus da Phytoervas, o pós progressiva da Bio Extratus. Para quem gosta de profissionais: o Macadamia Natural Oil e o Delicate Color L'Oreal também não têm sulfato.



Os condicionadores e máscaras para linhas com progressivas e tinturas possuem uma vasta gama de componentes. Há empresas que usam queratina em suas composições, outras usam óleos e algumas misturam óleos com queratina. Esses produtos precisam selar bem as cutículas do fio e dar algum tratamento também. Nessa parte, você pode escolher os produtos que deixem seu cabelo mais saudável, não faz muita diferença. (Só não esqueça de usar queratina pelo menos 2 vezes por mês)

- Não lavar o cabelo com água quente!

Água quente ajuda na abertura das cutículas do cabelo, então, ajuda a retirar a sua química. Use água morna ou fria.

- Usar protetores térmicos e defrisantes.

Proteger o fio de agressões é essencial para quem tem química, então abuse de protetores térmicos, defrisantes, óleos... tanto para fazer sua escova quanto para sair na umidade!

- Fazer "hidratações" regularmente.

Os salões chamam de "hidratação" qualquer banho de creme, mas nós que lemos tudo na net sabemos que são 3 fases chamadas de hidratação, nutrição e reconstrução. Faça-as regularmente de acordo com a necessidade dos seus fios. E não se engane: muitas vezes o cabelo está sem brilho e embaraçando porque está sem queratina!

- Evite água de piscina e praia.

A piscina possui cloro e controle de Ph alto. Combinação que abre a cutícula do cabelo e danifica-o por dentro com o cloro. A praia é menos nociva porque é só o sal, que também abre as cutículas e resseca o fio por dentro. Se quiser entrar na água, proteja o cabelo antes e hidrate bem depois.

- Corte as pontas a cada 2 ou 3 meses.

Cortar as pontas mantém o fio saudável porque retira ou evita pontas duplas e porque mantém o final do fio grosso e forte. Não tenha medo de cortar então!

São essas as dicas gente! Espero que gostem e prestem muita atenção aos xampus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário