29 outubro, 2013

A polêmica importância de testes em animais

Gente, esse assunto está na mídia, está nas redes sociais, está em todos os lugares, chega a encher o saco, mas já que eu comecei a fazer campanha das marcas que não testam em animais, tenho que falar do outro lado da moeda também e dizer o por quê de tais testes.

Começando pelo fato que as empresas que não testam em animais seguiram um dos caminhos: ou utilizam ingredientes que já foram testados em animais e são seguros, ou investem muito dinheiro para desenvolverem métodos alternativos, como produzir pele e órgãos em laboratório. Para os mais radicais, isso significa que todas elas indiretamente também testam em animais.



Outra coisa que é preciso distinguir é testes para a produção de cosméticos e testes para a pesquisa de doenças, pelo simples fato que curar doenças é essencial para a vida humana e a cosmética não é essencial para nada nem ninguém! Aqui tem outra polêmica: porque os humanos acham que são mais importantes que os outros seres vivos a ponto de sacrificá-los para a sua cura? Mas eu NÂO VOU ENTRAR NESSA DISCUSSÃO porque é muito filosófica e pode até ficar religiosa. Se interessa a alguém, a minha opinião é que o ser humano é inferior a todos os outros animais do planeta e deveria ser exterminado por algum cataclismo ou doença em massa. Sim, minha opinião sobre nossa espécie é a pior possível, mais um motivo para eu não discutir isso, porque sei que estou sozinha no meu extremismo.

Existem medicamentos, pricipalmente novos medicamentos, que precisam ser testados em animais porque precisam ser avaliados no organismo vivo. Como vocês acham que as contra indicações foram parar nas bulas dos remédios? Ou os animais testados ou os humanos cobaia apresentaram tais reações adversas. Outro detalhe que muita gente, inclusive eu, desconhece(ia) é que nas empresas existem comissões de ética que aprovam ou reprovam as pesquisas e elas são compostas por membros da associação de proteção aos animais. Claro, no Brasil, país sem lei, aposto que muitas dessas pessoas são compradas para aprovar qualquer coisa, mas esse é um problema político que não tem nada a ver com ciência.   Esse post aqui é muito claro e explica porque ainda são feitos testes em animais.

É importante ressaltar que empresas que testam em animais desde sempre podem estar buscando alternativas, como a L'Oreal que gastou milhões nisso, mas ainda faz os testes. Leia aqui. Então é muito fácil sairmos julgando a postura da empresa sem saber o que de fato ela está investindo para que esse tipo de teste pare. Imaginem o que esse dinheiro todo investido pela L'Oreal pode resultar no futuro? Podemos não ter mais testes em animais porque uma grande empresa como ela descobriu uma alternativa eficaz. É uma hipótese a pensarmos.

Enfim, antes de nos compadecermos dos bichos e ficarmos eufóricos, temos que entender e avaliar o que essa questão gera, porque se existe polêmica no assunto é porque existe mais de uma verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário