01 junho, 2015

Como acabar com o consumismo com produtos de cabelo.


Lá vou eu falar de consumismo de novo... Por que? Porque é um assunto que me incomoda, que me preocupa, e um mal que me assola cada vez mais, e não quero ser controlada por ele. Então querem saber o que eu fiz para acabar com o meu consumismo?

- Primeira coisa: entender o motivo que te leva a ser consumista. Normalmente, são fatores emocionais que nos levam a comprar, porque estamos tristes, ou tivemos um dia difícil e comprar trás um prazer momentâneo, mas depois vem o arrependimento. Uma economista falou que é melhor a pessoa tentar resolver o problema que está gerando instabilidade emocional, do que tentar mascarar esse problema comprando. Afinal, nosso salário não aumenta conforme nossa tristeza. E no fundo, comprar também não nos faz sentir melhor em relação a esse problema.

 No caso das cabeletes, a curiosidade também é um forte fator de consumismo, pois estamos sempre querendo testar o ultimo lançamento, ou o produto que fulana indicou e a lista nunca acaba tanto para comprar quanto para usar. Um terceiro tipo de consumidor não pode ouvir falar em promoção porque quer aproveitar para gastar menos. Quem nunca comprou algo que não precisava porque estava muito abaixo do preço? Quem nunca comprou nada assim no Beleza na Web, por exemplo? Ou então quando avisam que vão parar de revender determinada marca... surge na mente o pensamento: aí depois, como vou poder comprar isso?

Entendendo o problema, fica mais fácil lutarmos contra ele. Claro, exige força e determinação mental. Talvez até uma terapia - que você mesma pode fazer - exemplo: entrar numa perfumaria e olhar cada prateleira enquanto pensa "eu não vou comprar nada" "eu não vou comprar nada" Se forçando a encarar o problema e evitá-lo

- A segunda coisa que podemos fazer é nunca comprar no impulso. Sabe a promoção irresistível que comentei? Se você não comprar na hora e for para casa pensar, a chance de a compra não acontecer é maior. Quando paramos para pensar, vemos que não precisamos do produto, que o lugar da promoção está sempre fazendo promoções e podemos comprar aquilo quando precisarmos em promoção, vemos que vamos entulhar nossos armários.... enfim, o ser lógico toma posse de nós assim que a euforia de aproveitar a promoção acaba. Vale a pena tentar. Evito comprar roupa sempre usando esse esquema.

- A Terceira coisa só serve para produtos de cabelo:
   _ faça uma lista dos produtos de cabelo que você mais gostaria de usar;
    _ veja se todos eles cabem no seu orçamento ou se tem algo que seja sonho inalcançável e corte o(s) mais caro(s);
    _ compre todos eles! ou de uma vez, ou um produto a cada mês, o importante é que você tenha todos eles ao mesmo tempo

Você deve estar pensando: que maluquice é essa??? É simples: se você tem vários produtos, todos muito cobiçados por você, ali, no seu armário, para usar quando você quiser, comprar mais coisas se torna inútil, você já tem tudo! Aqueles produtos todos completam seu desejo de testar mais coisas, porque eles já são os melhores dos melhores para você. Nada do que você comprar vai superar o que você já tem. Ou então, caso você se decepcione com sua lista dos sonhos, você vai saber que os produtos mais baratos que você usava são melhores do que os caros, e também vai parar de gastar dinheiro com produtos caros ou indicações. Entenderam a lógica? Assim acabamos com a curiosidade já com os produtos caros, para evitar ficar comprando vários outros baratinhos que não sabemos se são tão bons quanto os caros.

Essa lógica doida foi a que me fez perder o consumismo com produtos de cabelo. Não que eu não gostaria de testar outras coisas, mas agora, tenho o parâmetro das marcas profisionais para comparar. E até me decepcionei com algumas dessas profissionais...

- A quarta coisa: o desperdício deve ajudar a acabar com o consumismo. Com prdutos de cabelo e maquiagem isso acontece, porque eles estragam. Tem gente que não liga de jogar coisas fora, eu não jogo nem roupa velha fora, ela tem que se acabar com o uso para jogar fora! Imaginem jogar produto de cabelo fora? Nem pensar. Essa semana tive que jogar fora um condicionador da Elseve que estragou dentro da validade. Por que? Porque estava sem uso. Olhem quantos produtos tenho agora.


Foi esse condicionador da linha que já saiu de fabricação, a Liso intenso extreme... ele era maravilhoso, por isso, eu estava guardando ele para ocasiões especiais, aí ele estragou...

Fora isso, o termo protetor da Avon (rosa) e o spray fixador da Charming já saíram da validade, as duas máscaras da Natura estão prestes a vencer, e vários produtos vencem no início de 2016.

Como cheguei a tudo isso? Já tinha alguns produtos, aí viajei para os EUA e comprei tudo que queria da minha lista dos sonhos e ainda aproveitei uma promoção no Beleza na Web dos xampus BC e a máscara BB da Inoar (que eu não precisava). Agora estou abarrotada de produtos e tenho que correr para usar antes que estraguem.

É isso... um post com dicas gerais, e meio desabafo, com dicas mais pessoais. Espero que ajudem vocês de algum jeito. Se quiserem desabafar e trocar idéias, estamos aí para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário