16 julho, 2013

Qual a diferença entre creme, spray e leave-in?

Oi gente. Hoje estou aqui para possivelmente retirar mais uma dúvida: qual a diferença entre o creme para pentear, o spray para pentear e o leave-in?

Sempre que vamos a um hipermercado ou perfumaria, vemos vários desses produtos nas prateleiras, algumas marcas tem mais de um finalizador: o creme para pentear e o spray. Então ficamos na dúvida de qual comprar. Isso porque ninguém, nem os fabricantes, nos dizem para que serve cada tipo de produto. Mas como disse um cabelereiro, Antônio Alves, a uma matéria de jornal: "As mulheres precisam entender que creme, spray e leave-in não são a mesma coisa! Em geral, o primeiro dá leveza ao cabelo, o segundo ajuda a alinhar os fios e o terceiro a modelar. Cada tipo de cabelo se entende com um ou, no máximo, dois deles." Então vamos a eles!

Creme para pentear: deve ser usado com moderação. Em geral, o volume de uma moeda de 1 real. Se usado em exagero ou associado ao leave-in, deixará os cabelos com aspecto pesado ou até sujo. É mais indicado para cabelos que não sejam finos. Os crespos e cacheados costumam se entender melhor com os cremes. Protege os fios das agressões externas, modela cachos e torna os penteados mais duradouros. Para manter o efeito liso, opte por cremes com maior teor de silicone.

Eu, que tenho cabelos lisos, usei por muitos anos esse tipo de finalizador, até porque há alguns anos atrás não haviam opções de fácil acesso. Muitas vezes aplicava o creme para pentear e quando o cabelo secava formavam-se "gomos"de cabelo, como pequenas mechas de fios que se juntavam e secavam juntos, colados. Exemplo clássico de produto usado indevidamente.

Spray para pentear: auxilia na hora de desembaraçar os fios. Dependendo dos seus princípios ativos, combina com todos os tipos de cabelo. Dá um brilho duradouro às mechas e mantem um cheirinho bom no cabelo. É prático e ideal para ser reaplicaado ao longo do dia. Diminui e disfarça os danos causados pelo sol e pela água do mar. Alguns deles tem filtro UV. Controla o volume dos fios e evita o efeito frizz, disciplinando as mechas. Geralmente pode ser aplicado nos fios secos ou molhados. Proporciona uma sensação de leveza e frescor ao cabelo quando há intervalos longos entre as lavagens (dependendo da composição e da quantidade aplicada).

Sprays combinam muito com meus cabelos por causa da diminuição do volume. Mas já usei um, o Dove hidratação intensa, que não gostei porque não ajudava a desembaraçar, não ajudava no volume nem no brilho. Esse é uma água com cheirinho, não faz nada! Mas os da Seda são bons e existem muitas marcas boas por aí.

Leave-in: menos oleoso que o creme, pode ser usado como finalizador da escova. Tanto os líquidos quanto os mais densos, são melhor absorvidos se forem aplicados nos fio úmidos. Ajuda a manter a cor e o brilho dos cabelos coloridos. É termoativo, na maioria das vezes. Costuma ter fórmula reforçada com vitaminas. A vitamina A estimula a melanina e queratina, favorecendo o crescimento. A B5 revitaliza os fios. A C ajuda a selar a escama dos fios.

Para quem se preocupa em tratar os fios e não só em dar um acabamento, os leave-ins são os mais indicados. E atualmente existem tantos que não existe a possibilidade de você não achar um que combine com o seu cabelo. Lembrando que os óleos de argan e macadâmia também são considerados leave-ins porque eles também tem a função de tratar os fios e podem ser usados nos cabelos úmidos ou secos.

E aí gente, entenderam as diferenças? Escolham o melhor para o seu cabelo e fiquem lindas!

Fonte: matéria do jornal Extra e minhas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário