10 mitos sobre cabelo segundo a L'Oreal
1 - Sebo faz mal ao cabelo: o sebo que nosso cabelo produz protege o couro cabeludo e lubrifica os fios. Então ele não faz mal.
2 - Suor faz mal ao cabelo: Suor é antisséptico e antifúngico. Então ele também é proteção. O único tipo de cabelo que ele faz mal é cabelo com progressiva, porque como ele é ácido, ele consegue retirar a progressiva dos fios.
3 - Suor + sebo = manto hidrolipídico. Esse manto serve para proteção, dar vida ao cabelo, proteger de problemas no couro cabeludo. Ele reduz a permeabilidade do couro cabeludo e reduz a evaporação de água. Serve de nutrição para microrganismos bons vivem no nosso couro cabeludo e que protegem contra microrganismos maléficos à saúde. Mantém a elasticidade, resistência e lubrificação do cabelo. O cabelo fica mais flexível e brilhante com ele. Então, definitivamente não lavar o cabelo todos os dias...
4 - Cabelo branco na verdade é transparente. Ele não tem pigmento nenhum, então não tem cor também. Isso deve ser uma limitação dos nossos olhos que só enchergam cores.
5 - O que clareia o cabelo é o oxigênio. Por isso que simplesmente ficar exposto ao sol o seu cabelo clareia, porque tem oxigênio e a radiação do sol que clareia. Se molharmos o cabelo esse clareamento é bastante aumentado, porque a água faz o cabelo inchar, ficar mais maleável e com as cutículas mais abertas, daí o oxigênio penetra mais nos fios e junto com a radiação do sol clareiam os fios. As águas oxigenadas que clareiam os fios são as de 30 vol e 40 vol.
6 - Todos os cabelos são marrons. Isso porque em todos os fios existem 3 pigmentos: amarelos, vermelhos e azuis. Essa mistura de cores dá marrom. O que altera as cores que vemos nos fios é a concentração desses pigmentos. Loiros possuem muito mais amarelo que os demais. Ruivos tem vermelho e amarelo em altas concentrações, quase não possuem azul (por isso o ruivo natural é laranja). E os cabelos castanhos à preto vão aumentando a quantidade de pigmento azul nesses fios. O cabelo preto, que é bem raro de se encontrar, possui MUITOS pigmentos azuis, daí enxergamos preto.
7 - A maioria dos produtos capilares não penetra no fio de cabelo, ficam apenas na superfície dos fios. Assim proporcionam toque macio, sedosidade e, pelo fio estar envolvido em produto, ele reflete mais luz e brilha mais.
8 - Cabelo que embaraça não precisa cortar. Embaraçamento é sintoma de cabelo seco ou ressecado. Se ele só embaraça nas pontas, as pontas estão secas, precisam de óleos.
9 - Cabelo que demora a secar tem que usar secador. O cabelo que demora a secar está saudável. Se o cabelo seca rápido de mais é porque está poroso, a água entra e sai com muita facilidade.
10 - Não existe hidratação no cabelo. Hidratação significar repor água, e a presença de água nos fios não determina que ele está mais brilhoso, sedoso ou saudável. A água é responsável por deixar os fios mais moldáveis a penteados que se fixam depois de secar os fios. Então a L'Oreal fala que devemos trocar o nome e chamar tudo de nutrição de cabelo, pois as máscaras possuem ingredientes naturais que vão nutrir os fios, não hidratar. Essa última acredito que tenha muita gente que discorda.
Então foram esses os 10 mitos sobre cabelo. Espero que tenham gostado, se quiserem mais detalhes, só clicar e ver o vídeo. bjus