28 setembro, 2013

Sulfato: como ele danificou meu cabelo!

O post de hoje vai ser estilo depoimento, porque lemos muito na internet blogeiros falando que o sulfato dos xampus faz mal, mas ninguém fala como e ninguém conta sua experiência. Ainda há casos contraditórios de blogeiros que defendem os xampus sem sulfato mas dizem que algum xampu com sulfato em específico é seu xampu favorito, como pode isso??? Então resolvi relar a minha experiência, caso sirva para alguém refletir sobre o sulfato.

Eu sempre usei xampu sem sulfato, descobri que ele é maléfico aos fios há pouco tempo na internet e apesar de concordar, não entendia como meus cabelos eram tão bonitos há alguns anos quando eu só usava xampu, condicionador, creme para pentear e fazia uma vez ao mês hidratação com mel puro. Se eu usava sulfato nessa época como pode meus cabelos serem mais bonitos do que agora que eu compro máscaras e trato? 



Andei pensando e descobri o porque: eu sempre tive o hábito de lavar os cabelos só quando eles ficavam sujos. Nada de lavar em dias marcados, muito menos lavar o cabelo todos os dias (tá maluco, meu cabelo fica horrível secando e depois de seco também, só normaliza no dia seguinte!) Então, eu lavava, ficava uns dois ou três dias sem lavar e só lavava quando ele estava ficando oleoso já, e muitas vezes me dava pena de lavar porque meu cabelo fica MUITO mais BONITO SUJO! É um fato, no segundo dia sem lavar ele está muito mais bonito, brilhoso, sem volume do que no dia seguinte da lavagem. Só que chega naquele dia X em que, ou você lava e perde a beleza, ou no dia seguinte ele estará ensebado.

Isso é simplesmente normal gente: minha oleosidade natural do couro cabeludo nutre os fios e eles ficam mais brilhosos e sem volume, afinal, é para isso que nosso couro cabeludo produz óleo.



Mas meu cabelo ficava com o couro tão oleoso (quando eu deixava ele ensebar) que o xampu não fazia nem espuma! Tinha que aplicar um pouco mais uma vez. Mas o que me fez mudar os hábitos?

Tive uma pequena saga para achar um xampu que eu gostasse porque eu usava o Sempre Bella de manteiga de karité que parou de ser fabricado, então tentei alguns que tem no mercado e gostei muito do Pantene restauração que tem resenha aqui no blog. O fato é, como esse xampu entra sempre em promoção, comprei logo 3 kits de 400 ml e fiquei com ele estocado aqui em casa. Descobri sem querer na net sobre o cronograma capilar, porque estava com queda e cabelo e fui pesquisar o por quê, e acabei querendo usar um monte de outros xampus, mas não podia porque tinha esses comprados e não jogaria fora. Até dei um kit para uma amiga, mas tinha que gastar o último, então comecei a lavar mais o cabelo para acabar logo com esses Pantenes: passei a lavar o cabelo 3 vezes por semana, terça, quinta e final de semana. Mas em fazer o cronograma, tá gente, estou lavando durante a semana só com xampu e condicionador e nos finais de semana uso uma máscara.

Foi com essa mudança de lavagens que comecei a sentir o efeito do sulfato nos cabelos. É uma coisa só lavar quando o cabelo está sujo de óleo, e outra, lavar o cabelo com os fios e o couro limpos! Meus cabelos estão ficando ressecados e quebradiços. Sério gente, quebram com qualquer coisa! Se na hora de soltar a piranha do cabelo ficar um fio preso entre meu dedo segurando a piranha e a piranha, esse fio quebra, sem que eu faça força, só retirando a piranha! Estou até voltando ao cronograma para dar uma fortalecida nos fios... E agora que o kit de Pantene está no fim, vou usar outros xampus que quero testar com sulfato também, mas vou voltar ao meu normal de só lavar quando o cabelo está sujo!

Outro caso que posso relatar do sulfato é de uma menininha que conheço de 7 anos de idade que lava os cabelos todos os dias. Ela, como criança, tinha o cabelo nos ombros, então era bem saudável e bonito, mas agora que a mãe está deixando o cabelo dela crescer, da orelha para baixo os fios estão queimados! Isso mesmo, de cor diferente mesmo como a chapinha faz. Só que o cabelo dela é liso natural e ela não usa chapinha nem secador, foi o xampu mesmo que queimou a cor natural dos fios dela, que é preto. Além da cor, os fios também ficam secos quando lisos, parece que precisam de uma hidratação, sabe?

Bom, gente, a idéia era essa, mostrar para vocês que o sulfato usado com frequência resseca o cabelo e pode deixá-lo frágil. Ou lavem os cabelos com moderação, ou alternem xampus com e sem sulfato nas lavagens.

Alguém tem mais algum caso a relatar? Pode deixar nos comentários!

26 setembro, 2013

Resenha ampola Semí dí líno azul Alfaparf


Olá gente, ando meio sumida do blog ne? Estou estudando muito! Hoje teremos mais uma resenha dessa ampolinha tão famosa na net que eu comprei há uns 2 meses e só lembrei de usar agora!

A proposta da ampola é de Nutrição, porque é essential oil, e posso dizer que usando ela realmente é uma nutrição. Custou R$ 11,00. Mas vamos aos detalhes:

Modo de usar: 

Com os cabelos lavados e levemente enxutos, colocar uma quantidade pequena na palma da mão, friccionar até virar uma espuma branca e aplicar na mecha. Deixar agir por 3 minutos e enxaguar.

O que eu achei: 

Na hora da plicação, o idela é selecionar mechas bem pequenas porque nas mechas maiores que eu apliquei tive que reaplicar uma ou duas vezes porque o produto não espalha tão bem como uma máscara. Nas mechas finas também pude perceber uma emoliência ao aplicar, nada que se compare a uma máscara nutritiva, mas uma certa emoliência senti sim. Nas mechas maiores não senti a emoliência mesmo colocando mais produto. Ela tem um cheiro de álcool, ou de algum produto de limpeza com álcool (Veja talvez?) que some no dia seguinte.

Acabei deixando mais tempo do que o necessário, fiocu uns 7 minutos no meu cabelo e enxáguei com água morna. No enxágue não senti nada de especial, nem cabelo macios, nem fortes, senti um pouco de aspereza nos fios e só. Apliquei meu leave-in de costume que não interfere nos resultados. O cabelo foi secando com brilho e no dia seguinte estava muito macio e com brilho.

Usei 1/3 da ampola para meu cabelo todo que é comprido e volumoso sem economizar produto. E gostei do resultado. Essa ampola é um pouco chata de aplicar porque tem que ficar esfregando e isso leva mais tempo do que aplicar uma máscara, mas o resultado é bem legal. Tenho que ressaltar que não é tão bom quanto uma máscara nutritiva potente, mas se iguala a uma máscara nutritiva média.

Nota: 5/5 resultados bons num produto que rende 3 aplicações. Aprovada!

Só não sei se compraria de novo... achei essa esfregação chata e demorada... e vocês, o que acham?

17 setembro, 2013

Resenha máscara Reconstrutora Acquaflora



Oi gente. Minha saga da Acquaflora está chegando ao fim! Quem lê o blog aqui já deve ter percebido que eu sou meio "tiete" e uso tudo de uma marca só de uma vez, ou seja, formo opiniões tanto sobre cada produto individualmente quanto sobre a empresa também. Fico super fã se vejo muitos resultados positivos, mas volto ao normal quando vejo os resultados negativos. Mas chega, vamos la?

Começo fazendo uma observação SUPER IMPORTANTE: a empresa não recomenda essa máscara para quem tem fios muito danificados! Viram ali = fios ressecados. E por que isso? Porque eles possuem uma outra linha para cabelos muito danificados, com mais proteínas chamada Reequilíbrio Estrutural. Isso é importante porque já li várias resenhas falando que essa máscara é fraca, é uma reconstrução ruim, só que quem resenhou tinha cabelo muito danificado, então estava usando o produto errado para seus fios.




Composição: 







Não se enganem gente, ela tem petrolato:C 12-20 Isoparaffin.

Ativos benéficos: ácido cítrico
                              glicerina
                              derivado de óleo de oliva
                              queratina hidrolisada
                              betaína (aminoácido)
                              serina (aminoácido)
                              glicina (aminoácido)
                              ácido glutâmico (aminoácido)
                              alanina (aminoácido)
                              lisina (aminoácido)
                              arginina (aminoácido)
                              treonina (aminoácido)
                              prolina  (aminoácido)

O que eu achei:

Essa máscara tem um cheiro bem doce de bala, é igual a uma bala de tuti-fruti de embalagem azul escuro e rosa (não sei o nome). Eu não gosto de cheiros doces, não gosto da maioria dos perfumes femininos, então não se levem pelo meu gosto olfativo. A maioria das mulheres deve amar esse cheiro. Mas de qualquer forma, não dura muito nos cabelos porque não é forte.

Na aplicação ela não é emoliente, afinal é uma reconstrução, mas espalha bem nas mechas, que ficam mais macias depois de massageadas. Uso sem passar nada depois dela, nada de condicionador. Com o cabelo seco, ela deixa-os macios e brilhosos e mais lisos. Esse resultado é um pouco estranho porque a única coisa que é de reconstrução é deixar os fios mais lisos, mas já que ela amacia e dá brilho, eu só agradeço! Aliás, ela me dá mais maciez e brilho que a de hidratação da marca!

Nunca fiz uma recontrução potente, mas pelo que leio sobre, acho que ela é uma recontrução média porque não sinto os fios mais grossos ou pesados ou asperos como muitas recontruções fazem.

Nota: 5/5 apesar de ter petrolato ela faz muito bem o seu papel de recontrução leve e ainda dá brilho e maciez.

Alguém mais aprova?

14 setembro, 2013

Resenha secador Action liss N




Gente, teremos uma resenha de secador de cabelo hoje! Esse é o Philco Action Liss N, nem preciso dizer que comprei por causa desse bocal super diferente, né?

Características: libera íons
                          3 temperaturas
                          2 velocidades
                          jato de ar frio
                          potência 1900W
                          2 bocais: alisador e concentrador

Pontos negativos:

Sim, ele tem pontos negativos, mas nada muito grave. A haste de pendurar dele é muito apertada e não consigo pendurar no meu pendurador de toalha porque este tem uma bolinha na ponta. O fio dele não é muito comprido. E o principal ponto negativo: a tomada = ela não entra em NENHUM bocal de tomada, nem nas antigas nem nas novas. E também não entra nos benjamins comuns! Eu tenho um multi uso que comprei para viajar para o exterior e é esse que eu tenho que usar com o secador porque é muito grosso o plug. Não entendi essa da Philco!


Dá para ver que é mais grosso que a tomada? Terrível isso!

Pontos positivos:

Eu quase não uso secador, só quando tenho que lavar o cabelo naquele dia e está de noite e não estou com vontade de dormir de cabelo molhado (sim, faço muito isso e meu cabelo acorda lindo). Então pesquisando, vi esse com esse bocal diferente que é alisador e funciona como um pente. Então você seca e vai penteando o cabelo junto, por isso ele fica mais liso.

Gente, esse bocal funciona mesmo! Eu quase nunca usava secador porque meu cabelo ficava muito armado e muito embarassado. Já tive uma dessas escovas rotativas e era a mesma coisa! Mas esse bocal faz meu cabelo ficar mais liso (parecendo que fiz chapinha porque meu cabelo é liso) e nada embarassado!

As outras funções também funcionam direitinho, é um ótimo secador. Recomendo!

Nota: 4/5 por causa da tomada!

12 setembro, 2013

Resenha máscara Hidratação intensiva Acquaflora




Olá gente! Hoje teremos mais uma resenha da marca Acquaflora, a de Hidratação. Interessei-me por essa máscara por causa de alguns blogs que li falando bem dela, num deles a moça disse que era a máscara de Hidratação preferida dela, então não sosseguei até comprar a minha.

Composição: Não se enganem, ela tem derivado de petróleo, a C 12-20 Isoparrafin.











Ela tem  ingredientes de tratamento: ácido cítrico
                                                               glicerina
                                                               derivado de óleo de oliva
                                                               goma arábica
                                                               proteína de trigo hidrolisada
  
ATUALIZAÇÃO: entrei em contato com a Acquaflora e eles me explicaram que o colágeno vegetal aparece na fórmula com o nome de acacia senegal gum extract, que eu listei acima como goma arábica. Uma pequena pesquisa no Google me informou que esse ingrediente é um extrato da goma da árvore arábica e é classificada como controle de viscose. É uma alternativa natural para polímeros sintéticos.

O que eu achei: 

Essa é uma máscara bem consistente e com um cheirinho muito bom e suave, mas é fraco e só fica nos fios enquanto úmidos. O preço gira em torno de R$20,00 como todas da Acquaflora.

Na aplicação ela não é muito emoliente, só depois que massageamos bastante a mecha é que ela confere uma maciez. Não acho que ela renda muito também, muitas vezes durante a massagem sinto que está faltando produto nos fios e tenho que pôr mais. No enxágue, sentimos o cabelo macio, mas um pouco áspero também, como se faltasse um selamento das cutículas.

Usei algumas vezes para poder vir aqui e dizer minha opinião, então fiz um teste: com e sem condicionar depois da máscara. Tenho que dizer que sem condicionar ela foi fraca para o meu cabelo: brilho normal, que qualquer condicionador dá, uma maciez mediana e fios um pouco ásperos ao toque. Já condicionando o efeito é bem melhor: fios mais brilhantes e seladinhos, sem nenhuma aspereza e a mesma maciez anterior. Em todas as aplicações pausei o mesmo tempo de sempre com todas da Acquaflora, 10 minutos.

Achei essa máscara meio decepcionante. Não sei se pelo fato de eu ter muita expectativa a respeito dela por causa do que li sobre, ou se pelo fato de ela ficar melhor condicionando depois. Nunca usei máscaras que precisam de um selamento final e confesso que não me sinto confortável de ter que fazer isso. Não sei se o resultado que estou vendo veio da máscara ou do condicionador! Mas deve ser apenas um incômodo de principiante em condicionamento.

Nota: 3,5 /5 porque não amei os resultados e porque ela tem petrolato também. Se desse os mesmos resultados e não tivesse petrolato eu até compraria novamente.

Alguém já usou e gosta muito? Estou muito curiosa com quem gosta dela, se você for uma, comente e me explique como ela foi pra você!

09 setembro, 2013

SOS dos cabelos com azeite

Olá Gente, hoje estou aqui para compratilhar com vocês minha experiência capilar com azeite.

Para começar, por que o azeite?

Primeiro porque vi um programa de entrevista na TV em que um dermatologista disse que o melhor hidratante para a pele é o azeite extra virgem, só que não interessa para a indústria cosmética divulgar isso porque ele é mais barato que os cremes industrializados.
Depois assisti a outro programa ensinando a evitar rachaduras de frio nos lábios para países com neve e a dica era passar azeite nos lábios antes de dormir.

Como se esses dois fatos já não tivessem me deixado com a pulga atrás da orelha, as propriedades do azeite são as seguintes: 
A oliva possui as vitaminas A, D, K e E e é um poderoso antioxidante. É antirrugas, hidrata e suaviza a pele seca, serve para amolecer as impurezas da pele e ajudar a eliminá-las, melhora a elasticidade e da brilho aos cabelos. é um ótimo condicionador e controlador de caspa, pois os antioxidantes mantém o couro cabeludo saudável. Fortalece e suaviza as cutículas do cabelo.

Já troquei meu hidratante por azeite é é MUITO bom! Ele é absorvido pela pele e não fica com aquele ensebamente ou gosma que alguns cremes deixam. O único inconveniente é o cheiro de azeite que fica, mas isso pode ser resolvido com um óleo essencial (de cheiro) se pingarmos uma ou duas gotas no azeite.

Então decidi inserir o azeite em todas as etapas de tratamento no meu cabelo para ver o que aconteceria:

Como transformar seu xampu em nutrição com azeite:

De tanto usar o Pantene Resturação,reseha aqui, meu cabelo começou a ficar sem brilho quando lavado só com xampu e condicionador, então resolvi turbinar os dois com azeite: no xampu novo de 400 ml, coloquei 15 ml de azeite extra virgem; e no condicionador coloquei 10 ml. A cad uso tem que sacudir bem. O xampu fica um pouco mais aguado e levemente bege. Mas o resultado é ótimo: cabelos com brilho a todas as lavagens! Não deixa o cabelo mais oleoso, nem com cheiro de azeite. Se você estiver com medo, coloque só no xampu, ou ponha para testar um pouco de azeite na mão e misture na quantidade de condicionador que você vai usar para fazer um teste.

O ideal é colocar o azeite no xampu sem sulfato porque os sulfatos arrancam a oleosidade dos fios, mas na falta deles, ou para melhorar um xampu ruim, fica a dica.

No leave-in:

O azeite puro como leave-in não gostei porque ele não tem propriedade selante, então não ajuda a desembaraçar o cabelo. Só que ele funciona muito bem se misturado a algum silicone. Usei-o misturado ao Super óleo 8, resenha aqui, na proporção de 1 por 1, mexendo bem na mão e apliquei. O resultado foi ótimo: cabelos mais tratados, mais brilhosos e fáceis de pentear. Só que quando o cheio do super óleo sai, fica nos fios só o cheiro do azeite...

Nas máscaras:

Ele pode ser aplicado em qualquer máscara que você quiser, só tome cuidado para aplicar só na quantidade que for utilizar e não coloque muito. Dá um super brilho nos fios também.

Na umectação:

Essa todas conhecem, ne? É colocar azeite puro em todo o comprimento dos fios, deixar algumas horas, ou dormir com o cabelo assim, e lavar normalmente. Esse processo serve para repor a umidade e oleosidade dos fios. Indicado para cabelos secos ou que pintaram recentemente. Qualquer óleo vegetal puro serve para esse processo.

É isso gente, gostaram das dicas com azeite?

FONTE: http://www.clubedocabeloecia.com.br/2012/10/oleos-vegetais-e-essenciais-quais-os.html

04 setembro, 2013

Marcas populares e petrolatos

OI gente, estava outro dia no Crono no facebook e comentei que a Elseve está alterando as fórmulas e adicionando parafina líquida em todas as máscaras, então muitas pessoas comentaram e uma falou que estavamos ficando sem opções, então resolvi fazer esse post com uma tabela para ficar fácil de visualizarmos e sabermos quais são nossas opções de marcas sem derivados do petróleo em suas fórmulas. Não sabe o porque tanta gente é contra os petrolatos? Confere meu post aqui.

Então vamos à tabela: os espaços em brnaco significam que a marca não tem petrolatos na categoria.


Gente, é muito importante eu avisar que essa tabela não é 100% confiável, porque eu não olhei TODOS os produtos de todas as marcas, até porque tem sempre alguns que não tem no supermercado ou farmácia que eu fui. Então, a melhor maneira de saber se o que você quer comprar tem petrolato é olhar a fórmula antes de comprar.
Eu também não pesquisei todas as marcas, como Palmolive e tantas outras menos populares. Incluí na tabela o Neutrox porque o Felipe Ursini fala muito bem dessa linha no blog dele porque é barata, tem qualidade e queratina na fórmula.

Mas com essa tabela, já podemos ter uma noção de como os petrolatos estão sendo amplamente usados pelas empresas. Fora os de cuidados para caspa (Clear e Head & Shoulders), só a Pantene, Pró-series e Alta moda é... que não tem nada com petrolato. A Clini Hair não os tem nas máscaras e, aliás, as fórmulas das máscaras da marca são muito ricas!

Para quem tem em mente as máscaras para fazer o cronograma capilar, a Pantene tem muitas linhas mas todas elas são de Hidratação, até a fusão da natureza se olharmos as fórmulas (em alguns cabelos a fusão da natureza dá resultado de Nutrição), a Pró-series deve ser um caso bem parecido com o da Pantene, e tem a Alta moda é... com uma variedade muito boa de linhas de tratamento com ingredientes bem diferentes. Depois que peguei um flolheto nas Lojas Americanas quero comprar quase todas da Alta moda é...

Os dois condicionadores na Seda que tem parafina tem um símbolo na frente da embalagem escrito: "Inovação em condicionadores" o que dá vontade de rir, quer dizer que adicionar parafina é inovar no condicionador?

Outra coisa, como falei acima, a Elseve esta mudando as fórmulas, então se o estoque do lugar que você compra for antigo você ainda vai achar produtos sem os petrolatos. Então, a cada vez que for comprar olhe.

Descobri com isso que eu tenho muito azar com petrolatos: todas as linhas que quero testar tem isso no condicionador e na máscara! Eu queria testar essa linha da Seda liso e perfeito, o Dove óleo nutrição que podia ser só xampu e máscara, o Garnier óleo reparação e o novo Garnier Nutrição vitaminada; e todas essas linhas tem parafina no condicionador e na máscara!

Obs: decobri recentemente que TODAS as multinacionais testam em animais, então todas que são da Loreal, Unilever e P&G testam em animais!

Então gente, por hoje é só isso, mais um alerta para ficarmos de olho e não comprarmos tudo que dá na telha porque vamos acabar com o cabelo cheio de resíduos!

03 setembro, 2013

Resenha Pantene restauração profunda



Oi gente, pensei muito se deveria ou não publicar essa resenha porque esse é um produto antigo já e conhecido por todas, mas decidi colocar aqui para o blog ficar completinho e para se eu quiser algum dia lembrar exatamente a minha opinião.

Sobre a composição, fiz um post comparando as fórmulas de vários xampus e condicionadores Pantene e tem o restauração antigo e o novo lá, olhem aqui.

O que eu acho: uso essa linha há uns 2 anos ou mais, sempre comprando quites promocionais, como esse da imagem, mas só depois de começar a aprender mais sobre cabelos que percebi o que eu sinto com a linha: 

O xampu limpa muito bem, sinto até que é agressivo na limpeza, porque com o cabelo enxaguado depois do xampu, passo a mão por cima dos fios e sinto-os secos. Mas não acho que isso seja uma coisa ruim porque o conjunto não deixa o cabelo seco, e o cabelo fica bom para uma hidratação com máscaras de tão limpo. Só que com o uso contínuo, pude reparar num ressecamento do cabelo que eu nunca tive antes (meus  cabelos tem raízes oleosas) e sinto meus fios mais frágeis agora do que antes de usar tantos kits desse.

O condicionador é o que faz essa linha brilhar! O condicionador é muito emoliente, desde o momento da aplicação o cabelo já fica macio, e nem precisa ser aplicado muito, até porque ele tem uma consistência bem firme. Na hora do enxágue o cabelo está super macio, derretendo por entre nossos dedos! Esse efeito de condicionador me fez não gostar do Elseve Arginina que intercalei nos meus Pantenes, porque comparando, o condicionador da Elseve não é emoliente.

Obs: A P&G (marca que produz Pantene) faz testes em animais.

Nota: 4/5 para o xampu e 5/5 para o condicionador, porque o xampu faz uma limpeza agressiva, mas ele e o condicionador se completam e fazem um bom kit!