24 junho, 2013

Qual shampoo escolher?





Olá gente. Hoje vou falar de uma coisa que todas temos: shampoo (ou xampu em português). Não vou comentar qual marca escolher, até porque ainda tenho muitas marcas para testar! Vou falar de que tipo de xampu escolher para o seu tipo de cabelo.

Primeiro, quero começar contando o que eu fiz com meus xampus. Há alguns anos, descolori meu cabelo e comecei a usar xampu para cabelos quimicamente tratados. Estava ótimo, mas os anos passaram e eu continuei usando xampus dessa categoria mesmo sem ter feito mais química! Isso foi um erro enorme que resultou no ressecamento do meu cabelo contra o qual eu ainda luto! Para evitar esse tipo de coisa, precisamos ficar atentar às necessidades dos nossos fios antes de comprar um xampu.

Primeiramente, preste atenção ao seu cabelo, como é a raiz? Oleosa, normal ou seca. Depois repare no comprimento (ignorem as pontas porque elas podem ser tratadas separadamente com reparadores), os fios estão saudáveis ou ressecados ou oleosos? Tenha em mente o que você faz com o cabelo: usa muito calor, ou pinta ou faz química? Todos esses processos fazem o cabelo perder matéria que precisa ser reposta. E é importante também observar o seu cabelo como um todo: ele é volumoso, cacheado, sem volume, fios grossos, fios finos, frágil? Seu cabelo não gosta de água, ou pesa com óleos? Todos esses detalhes são importantes e só você pode reparar neles.

Feito isso, vamos à escolha!

Xampus hidratantes são aqueles com plantinhas ou pantenol, ou seja, ingredientes que ajudem o cabelo a reter água e ficar brilhoso e soltinho. Cabelos com poucos ou nenhum dano devem usar esse xampu para manter a saúde do cabelo. Todos sabem que cabelos secos tem que usar esse tipo de xampu, mas essa informação que as indústrias põem nos rótulos dá a entender que cabelos oleosos não podem usar hidratação, e não é bem assim. Alguns cabelos podem não se dar bem com hidratação, mas tudo depende do fio do cabelo, da raiz e da frequência que ele é lavado.

Xampus de nutrição são aqueles que contém óleos ou manteigas. Servem para dar brilho e doar peso ao cabelo. Logo, é perfeito para pessoas com muito volume ou mesmo cabelos cacheados. Se o seu cabelo fica cheio de frizz ao secar, provavelmente ele vai se dar bem com esse tipo de xampu. Já os cabelos oleosos tendem a ficar mais oleosos nessa categoria, então testar com cuidado, e se sentirem o cabelos mais oleoso ou sujo, troquem por outro tipo.

Xampus de reconstrução são os que possuem queratina ou qualquer um de seus derivados, como a arginina. Essas são recomendados para quem faz químicas ou usa muito calor. Usar esse tipo de xampu se você não faz mais química resseca o cabelo, como fez com o meu!

É importante lembrar que todos esses nutrientes são benéficos para o cabelo, então é uma boa idéia alternar os tipos, mas sempre prestando atenção ao seu cabelo. Se você está com pontas duplas, pode testar esses novos xampus que prometem acabar com o mal (eu não tenho para saber se funcionam).

Xampu com consistência de óleo são poucos, mas interessantes, porque em suas fórmulas a água foi trocada por óleos naturais, o que fazem deles ultrarreparadores, evitando a perda da hidratação e aumentando o brilho. Em contato com a água, seus óleos se dissolvem e formam uma espuma com textura de musse, mais encorpada. Eles são recomendados para cabelos bem crespos, quebradiços ou com química. Quem tem cabelos oleosos ou que pesam com óleos devem evitá-los. Infelizmente, essas novidades são das marcas profissionais, como o Sublime oil Biolage da Matrix (60 reais) e o Oil Shampoo Elixir Ultime oleo Complexe da Kérastase (100 reais)

Xampo creme ou balm de limpeza são mais cremosos e com maior poder de hidratação, são quase um 2 em 1. Eles levam ingredientes emolientes, como manteigas e óleos. São ideais para cabelos ressecados e desnutridos, já que essas gorduras aumentam a flexibilidade e a maleabilidade dos fios. Mas eles não dispensam o uso do condicionador! Tem para todos os bolsos: da Elseve o Liss extreme, da Amend o para cabelos caheados, o sem sulfato da Bioderm Oro Argan, e das empresas mais sofisticadas, como a L'Oreal professionnel com o Balm Absolut Repair (58 reais), e a Redken com o Cream Shampoo Curvaceous (73 reais). Por serem em creme e mais mutritivos, eles danificam menos que os xampus normais com sulfato.

O cabelo da minha mãe é pintado e ela comprou qualquer um, um xampu para poluição, e o cabelo dela rejeitou totalmente, ficando duro e embolado. Ela está com o xampu errado!

Lembrem-se que o xampu é o início do tratamento com o cabelo, e se ele estiver errado pode estragar tudo que vier depois! Se você comprar um, mesmo sendo caro, e seu cabelo rejeitar ficando embarassado, àspero ou ressecado, o melhor é encostar aquele xampu e usar outro na próxima lavagem. Afinal, testando sabemos se o nosso cabelo aceitou ou não aquela fórmula.

Tenho que comentar também uma tendência que está se espalhando na internet: lavar a cabeça com shampoo sem sulfato ou até mesmo sem shampoo (no/low poo). E por que isso? Porque os shampoos normais tem muitos sulfatos para retirar dos nossos cabelos silicones insolúveis e derivados de petróleo, e tais sulfatos ressecam o cabelo a longo prazo. Se você quiser aderir a essa tendência, ou quiser dar ao seu cabelo um descanso do sulfato, pode optar por um desses shampoos, mas cuidado com o que for usar depois! Nada de condicionadores ou máscaras com ingredientes que precisam do sulfato para sair!

E marcas? Quase todas as marcas tem inúmeras variações de xampus, mas prestem atenção nos efeitos deles. Tem marcas que apostam mais nas propagandas do que nos resultados dos produtos (como a L'Oreal nacional na minha opinião), então se você não achar o resultado bom, mude a marca e seja feliz!

Espero ter ajudado.

22 junho, 2013

Máscaras da Novex


Para encerrar minha seção Novex aqui no Clube, vou falar das máscaras de tratamento da Novex que acredito que todas conheçam! Eu usei-as durante uns 3 anos, algumas delas repeditas então não usei muitas variedades, mas vou comentá-las no geral e resenhar brevemente as que eu usei.

Generalizações sobre as máscaras: 
 1 - Prestem atenção ao fato de todas as máscaras da Novex terem o ingrediente petrolatum em duas fórmulas, o que obriga as usuárias a usarem de vez em quando o xampu antirresíduos!
 2 - A textura das máscras é meio mole, meio porque não chega a cair do pote, mas quando colocamos a mão nela para espalhar, sentimos o seu "aguadinho".
 3 - Nos meus cabelos, todas me davam a impressão de que eu tinha que colocar bastante produto para ter algum resultado. 
 4 - Elas não tem emoliência ao passar (aquele efeito de cabelo derretendo).
 5 - Todas tem PH de 3,5, ótimo pra fechar as cutículas!

Agora posso fazer meus comentários sobre as que usei. Seguindo a ordem do cronograma capilar: Hidratação, Nutrição e Reconstrução:


A Máscara Broto de Bambú promete hidratar e fortelescer os fios e ajudá-los a crescer. Ela tem um cheiro leve e bom. Os resultados no meu cabelo não foram espetaculares, mas ela hidrata um pouco sim, mas parece que a hidratação não fica no cabelo depois da lavagem com xampu e condicionador comum. Quando fiz uma análise microscópica do cabelo, estava usando ela semanalmente e meu diagnóstico foi cabelo precisando de hidratação e com cutículas abertas. Dá pra ver que ela não hidrata tanto quanto precisamos. APROVADA + OU-





A Máscara Azeite de Oliva promete acabar com o ressecamento, o que o azeite de oliva em natura realmente faz. Ela tem um cheiro de mato, tipo grama cortada, que eu não gosto muito, mas não é forte nem insuportável. No meu cabelo, ela não deu efeito nenhum... nem de hidratação e muito menos de nutrição. Uma pena porque adoro produtos com ingredientes naturais.  REPROVADA






A Máscara Repositor de Massa promete repor a massa perdida no cabelo com as químicas. Na época que usei, tinha descolorido o cabelo e o efeito dela foi visível! Ajudou a melhorar a aparência, desembaraçar e hidratar meus fios.
APROVADA






A Máscara Queratina Absoluta promete uma queratinização total e cauterização no cabelo. Tem um cheiro levemente doce, agradável. Não digo que ela faça isso tudo no cabelo, mas com certeza é uma boa reconstrução. Estou usando-a atualmente e quando uso-a depois da hidratação parece que eu passei chapinha no cabelo! Ele fica mais liso, com menos volume e brilhando. APROVADA






Comentários finais: como vocês puderam observar, na minha experiencia com a marca, a Novex faz melhores reconstruções do que hidratações e nutrições. Claro que eu não testei a óleo de Argan, a de Ojon ou a de Côco, que parecem ser as mais vendidas e comentadas. Acredito que essas três sejam nutrições melhores do que a de Azeite. Então se querem uma dica, evitem as hidratações da marca porque não alcançam o objetivo, testem as nutrições famosas para ver se no cabelo de vocês elas dão emoliência e podem confiar nas reconstruções.

Como eu usei os produtos da marca por um longo tempo, era super fã, e recentemente resolvi comprar outras marcas, tenho um conselho para todas as fãs da marca: a Novex é interessante pelos preços, mas não possui muita eficácia, digo isso porque as concentrações dos elementos anunciados nos rótulos não são tão fortes quanto são em outras marcas um pouco mais caras. Ou seja, se você precisa de queratina no seu cabelo para recuperar danos, a quantidade de queratina presente na Queratina Absoluta vai ser menor do que a presente na Queravit da Bio extratus, por exemplo. Se duvidam de mim, façam o teste vocês mesmas, foi testando que cheguei a essa conclusão! Experimentem outras marcas que não são tão caras, como a Bio extratus e a Aquaflora e vejam a diferença na textura das máscaras, no efeito esperado e na quantidade de ingredientes que se acumulam nos cabelos (ou seja, não nos obrigam a usar xampu antirresíduos).

Ficam as dicas de quem quer o melhor para a saúde do cabelo de vocês!
Beijos. 

20 junho, 2013

Resenha Novex Blindagem leave-in


Gente, hoje vou falar sobre esse creme leave-in, o primeiro da Embelleze.

Logo de cara, ele promete proteger do calor, é selante, tem queratina e PH baixo. Eu lembro que ele costumava (há alguns anos) a vir como brinde na tinta Maxton e foi assim que eu o conheci. Depois começou a aparecer nas farmácias com 400ml, o que eu comprei.

O que achei: O creme rende muito, com duas moedinhas de 1 real ele estava em todo o meu cabelo, e eu não fazia escova nem chapinha, então não me preocupava em cobrir todos os fios para protegê-los. Durou mais de 1 ano o meu! Ele ajuda bastante na hora de pentear o cabelo, desembaraçando-o. E foi R$ 27 reais, super em conta pela quantidade!

Nota: 5/5 aprovado!

Já usaram? Sabem se ele protege bem do calor?

18 junho, 2013

Resenha Novex fertilizante capilar


Quem quer tônico capilar para cabelos mais fortes? Difícil achar alguém que não. Um dia passeando na farmácia e vendo as novidades, achei esse tônico e resolvi testar, apesar do nome estranho...

Ele tem um complexo de aminoácidos, proteínas e queratina, prometendo dar aos cabelos tudo que ele precisa para crescer mais forte e bonito. A embalagem com o produto tem um incenveniente: não tem bico dosador. Ela tem uma abertura da grossura de uma caneta de metal para despejarmos no cabelo, então leva algumas aplicações para nos adaptarmos.

Modo de usar: duas vezes por seman, aplicar no couro cabeludo limpo e seco massageando.

O que achei: Depois de aplicar e massagear, o couro cabeludo fica molhado por um tempo, obviamente, e nesse momento eu sentia coceira por toda a cabeça. Dava pra sentir que o produto estava agindo de alguma forma no meu couro cabeludo! Durou um mes ou um pouco mais esse kit com 2 ampolas e eu adorei. Não deu para saber se o cabelo ficou mais forte ou cresceu mais porque não continuei o tratamento, mas pelo menos deu alguma sensação de ação.

Nota: 5/5.

Resenha Ampola de tratamento óleo de argan Novex


Ampola de tratamento? Bom! Com óleo de argan?? Melhor ainda!! Foi o que eu pensei ao comprar uma cixa contendo 3 dessas belezuras! Vamos ver no que deu?

O que vem escrito na caixa:
Fiquei super animada com as promessas e fui pra casa testar.

Composição: não tenho nenhuma foto aqui dessa parte da caixa, mas é importante mencionar que ela tem petrolato na composição! Um daqueles itens que se acumulam no cabelo, como expliquei aqui.

Como usei: Depois do shampoo, apliquei o conteudo da embalagem todo nos cabelos, esperei o 1 minuto recomendado e lavei.


O que achei:
Que decepção... Ela não fez NADA pelo meu cabelo! Nem ao menos hidratou, muito menos deixar mais macio ou selar a acutícula. Como eu tinha comprado 3, ainda tive duas chances de fazer funcionar, então usei uma passando o condicionador depois, e outra deixando 5 min. Mesmo assim os resultados foram os mesmos, NADA! Depois de já ter usado o óleo de argan e o creme para pentear da Embelleze e ver que eles funcionam, não passava pela minha cabeça que essa ampola poderia ser tão ruim. E o mais estranho é que já vi outras resenhas positivas do produto em outros blogs. Será que o cabelo tem que estar muito danificado para funcionar? O meu só estava ressecado e sem brilho, mas não quebrando todo...

Eu acho que isso aconteceu justamente porque eu estava usando o creme de pentear e o óleo de argan da linha e se acumularam esses resíduos que não saem nos meus cabelos! Estou até pensando em comprar 1 para testar de novo na semana que eu usar o xampu antiresíduos...

Nota: 0/5 para o meu cabelo.

Já aconteceu uma decepção total assim com vocês???

Resenha creme para pentear óleo de argan Novex


Olá gente! Hoje vou continuar as resenhas da linha óleo de argan da Embelleze com o creme para pentear Nutrire. Primeiramente achei esse creme um pouco caro, na farmácia estava por volta de R$15 reais, o meu foi brinde da tintura Maxton, mas fui checar o preço na farmácia na época.

Composição: 


Sei que está difícil de ler, mas essa foi a melhor foto que consegui tirar. Essa embalagem que reflete torna as fotos péssimas! Enfim, repararam ali logo em baixo de 'composição'? Parafina líquida! Assim como no óleo de argan da marca (resenha aqui), e o efeito é bem parecido também! Se vocês não sabem o problema que é para nossos cabelos a parafina, junto com o petrolato e o óleo mineral, deem uma lida no post da Diana Lee que é muito esclarecedor! Mas resumindo, a parafina se acumula nos cabelos evitando a absorção de água e nutrientes, além de não sair do cabelo com shampoos comuns, só com os antirresíduos. Logo, usar esse creme para pentear junto com o óleo de argan da linha faz com que seus cabelos não absorvam nada do óleo que deveria nutí-lo.

O que achei: Comecei a usar o creme como creme de pentear porque eu estava querendo comprar um e no modo de usar diz que pode ser usado com os cabelos secos. O resultado me surpreendeu! Os cabelos acordavam macios e com menos volume. Para meu cabelo, que não dá certo com cremes nos fios secos, porque formam-se "gomos" de cabelo com aspecto sujo, esse creme usado a noite foi a exceção boa! (durante a noite com as mexidas no travesseiro os fios se soltavam) Esse foi o motivo de eu suportar usá-lo, porque o cheiro dele é muito RUIM! É um cheiro forte de remédio que fica no cabelo! Mas, depois de um tempo usando-o, a parafina começou a fazer seu papel de bloqueadora de nutrientes e o creme parou de fazer efeito, só deixava esse cheiro ruim... 
Quando testei o creme e o óleo de argan, ainda não sabia sobre a parafina e o shampoo antirresíduos, então deixei de gostar do produto. Agora vejo que tem como ele voltar a ser bom, mas, sinceramente, shampoo antirresíduos é muito agressivo com os fios do cabelo e ainda ajuda a perdermos a cor da tintura mais rápido, então sinto muito, mas prefiro comprar outros produtos na mesma faixa de preço, com mais qualidade e sem parafina!

Nota: 4/5 por causa da parafina, mas lembrando o cheiro pode ser 3/5.

E vocês meninas? Não se importam com tanta parafina e amam a linha mesmo assim? Comentem!

16 junho, 2013

Resenha Óleo de argan Novex


Olá gente, é difícil resistirmos a um produto com óleo de argan, certo? Mas é sempre bom sabermos o qão bom é o produto antes de comprarmos, então vamos lá!

Esse óleo de argan da Novex vem com bem pouco, só 30 ml e custou em promoção R$ 26 reais (o preço original era 30 reais). Eu já vi comentários em outros blogs dizendo que esse óleo é muito barato e não deve ter quase argan de verdade nele, mas se prestarmos atenção, é quase 1 real por ml!!! A grande diferença é que a Embelleze quer atingir a massa, então colocou um vidrinho mínimo e fofo para poder cobrar menos. Prestando atenção nos preços de grandes marcas, é possível observar que o óleo de argan de O Boticário é mais barato do que esse, porque são 50ml no vidro e custa R$ 43,00, menos de 1 real por ml! Outro exemplo é a marca Inoar, muito mais famosa, cujo óleo de argan de 60 ml custa entre R$ 53,00 e R$ 60,00 em sites na internet, numa faixa de preço quase igual ao do óleo da Embelleze. Então não é o preço do produto que determina se ele é bom ou não, e sim a compisição e as porcentagens de ingredientes usadas que, infelizmente, não são escritas nas embalagens.

Composição: gente, reparem que tem parafina líquida na composição, que faz o cabelo pesar e se acumula nos fios.

O que achei: Quando comecei a usar, achei que meu cabelo estava maravilhoso. Eu usava diariamente como tratamento, só não usava nos dias que lavava para não conflitar com o creme de pentear da mesma linha, que ainda vou resenhar. (lavo o cabelo a cada 2 dias). Ele não é um tratamento potente, mas trata o cabelo, deixa ele brilhoso e um pouco mais macio. É cheiroso! Só que com o tempo ele passa a não fazer efeito mais. Acredito que seja por causa da parafina líquida somada ao fato de eu não usar shampoo antirresíduos na época. Do meio do vidrinho para o final eu comecei a usar mais produto só pra ele acabar porque eu não sentia nenhuma diferença mais. Uma pena...

Nota: eu daria nota máxima se não fosse a parafina, então 4/5.

Se forem testar lembrem-se do shampoo antiresíduos, hein!!!

15 junho, 2013

Resenha Fluido Ultra restaurador de pontas Avon


Olá gente, vou falar hoje desse produtinho que promete acabar com as pontas duplas!

O que a Avon anunciou: quando eu comprei estava escrito na revista: fluido com dupla ação, restaura as pontas duplas e diminui o volume. Falou em diminuir volume, me interessou! Então comprei. 

Na época eu estava com pontas duplas por todo o meu cabelo picotado, o que quer dizer que do queixo pra baixo eu tinha que aplicar o produto. Mas como ele era pra volume também, eu tinha que aplicar no comprimento.

O que achei: Para diminuir volume ele serve, não é O melhor produto, mas serve. Mas em relação às pontas duplas... ele não me ajudou em nada, elas ficaram como estavam até eu tomar coragem e cortar!

ATALUZAÇÂO: A Avon faz testes em animais!!!

Nota: 3/5 só pelo efeito positivo no volume.

Se com vocês foi diferente, comentem! bjus

14 junho, 2013

Resenha L'Oreal Arginina resist X3

Oi gente, vou falar desse shampoo que promete o que todas nós queremos: acabar com a queda de cabelo! então vamos lá.
Primeiramente tenho que falar um pouco da minha experiência com a L'Oreal Brasil. Há alguns anos usei para ver se eu gostava a linha Volume-Control, que saiu de linha, cuja garota propaganda era a Alinne Moraes, e logo em seguida usei a linha Nutri-Gloss. Como o meu problema principal com o cabelo é volume, queria ver o resultado do Volume-Control e ... foi uma decepção porque a linha não fez nada pelo meu volume extra. Com o Gloss achei que teria cabelos brilhosos, mas também me enganei porque era um shampoo normal, até tinha um diferencial, o creme de pentear tem glitter para dar uma mascarada de brilho no cabelo. Ou seja, nessas duas linhas eu não gostei do produto, ambas não faziam o que prometiam e tinham propagadas chamativas que prometiam muito pelos cabelos. Desde então, não usei mais nada da marca porque fiquei desacreditada da sua eficiência.

Quando saiu essa linha para evitar a queda de cabelo, pensei um pouco e resolvi testar porque eu estava com queda. Então vamos lá:

O shampoo lava normalmente, não parece retirar toda a oleosidade do cabelo, o que é bom que não resseca, e faz bastante espuma. Não recomendo, porém, para lavagem antes de tratamentos semanais porque não parece que ele limpa o suficiente para isso.

O condicionador não tem muita emoliência na hora que passamos, mas ao enxaguar ele deixa o cabelo bem moliho. O que não gostei foi que ele me pareceu fraco, eu sentia que tinha que passar mais produto do que estou acostumada para selar o cabelo todo. Então acabei gastanto mais condicionador do que shampoo no fim das contas.

O tônico é incolor e cheiroso, aliás a linha toda tem um cheiro ótimo! e eu não apliquei como mandava a embalagem, que mandava aplicar todos os dias, apliquei só no dia da lavagem depois que o cabelo estava seco, massageando. Fiz assim porque uma tintura de cabelo recomendava pintar no dia seguinte a lavagem, porque o couro cabeludo produz uma gordura natural para proteção e brilho do cabelo, então pensei que essa mesma gordura impediria o efeito do tônico e eu só estaria gastando produto a toa. O tônico, que deveria fazer mais efeito no tratamento, achei fraco, quase sem efeito. Já usei outro tônico capilar da Embeleze que fazia meu couro cabeludo coçar depois da aplicação de tanto efeito que fazia. Esse não faz nada...

Obs, atualização feita em 18/07/13 = O tônico precisa ser aplicado em quantidade generosa no couro e massageado BASTANTE para fazer efeito. Depois de muita massagem dá para sentir seus efeitos e o couro coçando mesmo horas depois de aplicado. Depois que mudei a forma de uso achei que ele valeu mais a pena, então compraria ele de novo. Só não acho que o cabelo cresça mais forte, o cabelo sempre cresce saudável, o tônico ajuda nessa saúde.

O que achei do efeito: minha queda de cabelo diminuiu bem, mas não posso dizer que tenha sido por causa da linha, já que comecei a usar a linha e a fazer o cronograma capilar ao mesmo tempo. Então, como fiz uma análise capilar e me foi dito que me cabelo estava com cutículas abertas e precisava de hidratação, não acho que foi essa linha que me salvou da queda.

ATUALIZAÇÃO: A Loreal faz testes em animais!!!

Nota 4/5 para o shampoo - 3/5 para o condicionador e 4/5 para o tônico.

Enfim, continuo achando que a L'Oreal faz excelentes propagandas, embalagens lindas, mas não faz produtos que cumprem as promessas das propagandas, pelo menos, claro, a L'Oreal Brasil.
É isso aí, se quiserem testar e ver o que acontece com vocês... depois comentem aqui!